A Divisão de Gestão Pedagógica (DGP) é o setor responsável por assegurar a qualidade dos processos de ensino aprendizagem nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), por meio do acompanhamento e análise contínua de indicadores pedagógicos e institucionais, respeitando as especificidades de cada Unidade de Ensino; do monitoramento do desenvolvimento e cumprimento curricular; da orientação dos procedimentos pedagógicos relacionados às metodologias de ensino e à avaliação, em consonância com a legislação educacional, propondo a melhoria contínua dos processos pedagógicos. Atua, ainda, no acompanhamento e acolhimento de alunos elegíveis da Educação Especial, promovendo a inclusão e a equidade.
A DGP em conjunto com as responsável também pelo suporte e acompanhamento das doze Divisões Pedagógicas Regionais (DPR), distribuídas no Estado de São Paulo e, em ação conjunta, assessoram e orientam as equipes de gestão escolar em suas atribuições; analisam, validam e homologam documentos pertinentes à área; realizam visitas técnicas; desenvolvem projetos e programas voltados ao atingimento das metas institucionais; elaboram pareceres, relatórios, informações, memorandos, instruções e comunicados para subsidiar diretamente as decisões da Coordenadoria de Supervisão Educacional (CSUP) e da Coordenadoria Geral de Ensino Médio e Técnico as Unidades de Ensino (CGETEC), bem como, atender às inúmeras demandas do Centro Paula Souza, em constante interface com os demais setores da instituição.
Desta forma, a DGP exerce competências correlatas e complementares, fortalecendo a integração institucional e assegurando o alinhamento estratégico das ações pedagógicas em todas as Escolas Técnicas do Centro Paula Souza.
A Divisão de Gestão pedagógica realiza o acompanhamento e a avaliação dos cursos tanto no desenvolvimento do currículo quanto nos procedimentos pedagógicos, metodologias de ensino e processos de avaliação, sempre considerando a legislação educacional e as especificidades de cada unidade. Analisar indicadores institucionais para promover a melhoria contínua dos resultados pedagógicos, estabelecendo critérios e formulando propostas educacionais que qualifiquem o ensino e a aprendizagem nas Etecs. Além disso, cabe a esta divisão assessorar as direções escolares na implementação de programas e projetos ligados a políticas públicas e demandas locais, propor programas de formação continuada para profissionais da educação, acompanhar e apoiar alunos da Educação Especial, bem como analisar e homologar documentos da área. Entre as atribuições, incluem-se ainda a elaboração de pareceres, relatórios e orientações, a articulação com outros setores do CEETEPS e o exercício de competências correlatas e complementares de sua área de atuação.
Com foco no processo de aprendizagem, a DGP, em conjunto com as 12 equipes das Divisões Pedagógicas Regionais (DPRs), propõe projetos que respeitam a heterogeneidade das Etecs, mantendo, porém, um padrão de qualidade entre todas as escolas do Centro Paula Souza. Destacam-se as seguintes ações: acompanhamento dos componentes curriculares não presenciais, por meio da análise das atividades propostas pelas Unidades de Ensino; análise de indicadores internos e externos de cada escola, com foco pedagógico na atuação direta do professor em sala de aula; acompanhamento da oferta do itinerário formativo verticalizado (Programa AMS); monitoramento dos projetos desenvolvidos pelos Coordenadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais das escolas técnicas vinculadas ao Centro Paula Souza.
Destacam-se ainda outras atividades desenvolvidas por essa Divisão, em conjunto com as DPRs, entre elas: acompanhamento dos Planos Plurianuais de Gestão (PPG) de cada Etec, nos quais está inserido o Projeto Político-Pedagógico (PPP); verificação das aulas dadas e não dadas, para cômputo do cumprimento curricular e análise de recursos de alunos, com o objetivo de subsidiar a tomada de decisão da Coordenadoria Geral do Ensino Médio e Técnico.
Por fim, a DGP é responsável pela também pela análise e autorização de pedidos de divisão de turmas entre dois professores, em componentes curriculares práticos, bem como pela análise pedagógica dos pedidos de afastamento de docentes para cursarem programas Stricto Sensu na área de Educação e pela avaliação dos Planos de Cursos a serem ofertados nas Etecs.